A teoria dos dois fatores foi desenvolvida pelo influente professor de gestão Frederick Herzberg para "decifrar" o comportamento dos colaboradores de uma empresa em relação a possíveis estímulos
Herzberg chegou a conclusão que o colaborador pode sofrer dois tipos de influências, as quais denominou de:
Fatores Higiênicos - são os fatores que influenciam diretamente na insatisfação do colaborador. Esses fatores não são capazes de motivar um funcionário a desempenhar melhor a sua função.
Exemplo: salário, higiene do local, entre outros.
Um funcionário não trabalha melhor só porque no banheiro da empresa tem papel higiênico, mas caso falte, certamente irá gerar uma insatisfação.
Fatores motivacionais - são os fatores que estão diretamente ligados à satisfação dos colaboradores, quando não estão presentes não geram insatisfação, porém caso sejam aplicados, são capazes de fazer o colaborador trabalhar ainda melhor.
Exemplo: possibilidade de promoção e reconhecimento.
Um trabalhador não trabalha menos só por não ser reconhecido, mas ao receber um elogio se sente motivado a desempenhar melhor a sua função.
FAÇA DIFERENTE PARA FAZER A DIFERENÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário