Tomamos decisões diariamente em
nossas vidas, desde coisas simples, como que roupa vestir ate situações de
extrema importância, como a educação dos nossos filhos. No ambiente
empresarial não é diferente, é necessário que as empresas tomem constantes decisões
e para respalda-las é fundamental a realização de um processo decisório. Segue
abaixo de forma didática como elabora-lo.
1ª fase – Identificar oportunidade/problema
É preciso que se entenda a
configuração da oportunidade ou do problema, analisando de forma ampla e
levando em conta possíveis consequências.
2ª fase – Diagnóstico
Encontre o máximo de informações
a respeito da situação, considerando sempre o seu cliente e o seu ambiente
interno e externo, como por exemplo: funcionários e concorrentes.
3ª fase – Crie soluções
Nesse momento é fundamental criar
varias alternativas para uma análise ampla, assim chegando a melhor solução. É importante usar criatividade
e inovação, muitas vezes é possível realizar um processo de brainstorming.
Lembrando que o custo/beneficio deve constar em cada solução.
4ª fase – Avaliação e escolha
Dentre as alternativas, é
escolhida a que a apresenta melhor resultado final. Essa avaliação pode levar
em conta fatores como tempo e custo.
5ª fase – Ação
De forma prática, explique como a alternativa
escolhida será implementada, levando em conta o início e o planejamento para o
final do processo desenvolvido. É interessante que nesse momento se revise o
custo total da alternativa e sua implementação.
6ª fase – Resultados
Antes de a decisão
estar em curso, essa fase deve conter como você deseja avaliar os resultados.
Observe se a alternativa está sendo satisfatória e se os resultados estão aparecendo.
Observe se a alternativa está sendo satisfatória e se os resultados estão aparecendo.
Tome decisões baseadas em fatos, busque informações que minimizem possíveis erros.
FAÇA
DIFERENTE PARA FAZER A DIFERENÇA!!
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