quarta-feira, 2 de setembro de 2015

BENCHMARKING: MONTE O SEU CASTELO

Benchmarking é o ato de uma empresa adotar um ponto de referência para colher informações e adaptar ao seu funcionamento.

O benchmarking pode levar em conta aspectos de desempenho, produto e processos.

O Benchmarking pode ser:

Competitivo – Quando se busca informações de uma empresa concorrente. É o mais complexo de ser feito, pois é difícil que empresas concorrentes lhe abram informações.

Interno – Quando um setor da empresa passa informações para melhorar as práticas de outro setor. Também pode ocorrer entre filiais.

Cooperativo – Quando duas empresas trabalham em conjunto, transmitindo informações sobre seus pontos fortes.

Funcional – Quando se busca informações genéricas em empresas de outros ramos.

O Benchmarking deve ser muito bem elaborado, levando em conta as fases de:
Planejamento → Coleta → Análise → Adaptação → Melhora contínua

Em uma de minhas aulas realizamos o Benchmarking, construindo Castelos de Cartas.

Cada grupo era uma empresa, que produzia Castelos e recebia um representante de outro grupo para colher informações de 
Desempenho, por exemplo observando quantas vezes o castelo caia e quanto demorava para ser construído. E informações do processo, observando por exemplo, quantos integrantes eram necessários para elaborar o castelo e a função de cada um deles. Já com o castelo pronto, realizamos o Benchmarking de produto, levando em conta beleza, durabilidade e etc.

O resultado foi excelente, tanto na elaboração dos castelos, quanto no desenvolvimento do Benchmarking.

Parabéns a todos os meus alunos, vocês são show.

Um bom Benchmarking pode erguer sua empresa porém, um Benchmarking mal feito pode fazer desmoronar o seu castelo.

Lembre-se:
Faça diferente para fazer a diferença!



Nenhum comentário:

Postar um comentário