Benchmarking
é o ato de uma empresa adotar um ponto de referência para colher informações e
adaptar ao seu funcionamento.
O benchmarking pode levar em conta aspectos de desempenho, produto e processos.
O benchmarking pode levar em conta aspectos de desempenho, produto e processos.
O Benchmarking pode ser:
Competitivo – Quando se busca informações de uma empresa
concorrente. É o mais complexo de ser feito, pois é difícil que empresas
concorrentes lhe abram informações.
Interno – Quando um setor da empresa passa informações
para melhorar as práticas de outro setor. Também pode ocorrer entre filiais.
Cooperativo – Quando duas empresas trabalham em conjunto,
transmitindo informações sobre seus pontos fortes.
Funcional – Quando se busca informações genéricas em
empresas de outros ramos.
O Benchmarking deve ser muito bem elaborado, levando em
conta as fases de:
Planejamento → Coleta → Análise → Adaptação → Melhora
contínua
Em uma de minhas aulas realizamos o Benchmarking, construindo Castelos de Cartas.
Cada
grupo era uma empresa, que produzia Castelos e recebia um representante de
outro grupo para colher informações de
Desempenho, por exemplo observando
quantas vezes o castelo caia e quanto demorava para ser construído. E
informações do processo, observando por exemplo, quantos integrantes eram
necessários para elaborar o castelo e a função de cada um deles. Já com o castelo pronto, realizamos o Benchmarking de produto, levando em conta beleza, durabilidade e etc.
O resultado foi excelente, tanto na elaboração dos
castelos, quanto no desenvolvimento do Benchmarking.
Parabéns a todos os meus alunos, vocês são show.
Um bom Benchmarking pode erguer sua empresa porém, um
Benchmarking mal feito pode fazer desmoronar o seu castelo.
Lembre-se:
Faça
diferente para fazer a diferença!
Nenhum comentário:
Postar um comentário