domingo, 1 de novembro de 2015

ENDOMARKETING: CHAVE PARA O SUCESSO DE VÁRIAS EMPRESAS.




Endomarketing nada mais é do “Marketing Interno” são as ações de marketing que a empresa faz para os seus colaboradores (funcionários).
Imagine que você tenha um supermercado, agora pense que a colaboradora que trabalha no caixa do seu supermercado faz compra no mercado concorrente. Chato né? Além de você esta perdendo dinheiro, está deixando no ar a seguinte sensação para os clientes: “Se nem a colaboradora que trabalha lá compra lá, por que eu compraria?
Essa é a função do Endomarketing transformar essa colaboradora em uma consumidora do seu mercado, trazendo assim mais clientes e ajudando na difícil missão de entender como funciona o mercado consumidor.
O Endomarketing tem algumas nuances das quais nós vamos falar agora.

Ø  Ajudar na elaboração de produtos e serviços

Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para entender o seu consumidor é a pesquisa de Endomarketing. Bem, se nós atuamos com ações de Endomarketing podemos colher essas informações diretamente com nossos colaboradores que além do produto final também conhecem o processo de criação, podendo ajudar até mesmo a diagnosticarmos erros e implementarmos melhorias.

Ø  Ajuda na divulgação

Alguém tem mais credibilidade que o seu filho para falar que você é um bom pai ou uma boa mãe? Não, né? Ele tem essa credibilidade porque ele esta ali, ele conhece o processo, sabe as suas características, presencia suas dificuldades e tentativas de melhora. Assim funciona essa parte do Endomarketing, quem melhor para dizer que o produto é de qualidade do que alguém que participa da sua produção? O seu colaborador pode ser uma ótima arma de marketing boca-boca, pois ele não tem resistência por parte da sociedade e ainda tem a credibilidade de conhecer o processo.

Ø  Endomarketing não são ações motivacionais

O Endomarketing serve para levar o produto ou serviço até o seu colaborador a idéia é que ele consuma e divulgue o seu produto e não a sua empresa. Imagine que você realizou um envento motivacional para seus colaboradores, eles sairão de lá falando: “essa empresa é ótima de se trabalhar.” Agora imagine que você realize uma ação de Endomarketing, eles falarão  seguinte: “o produto é excelente, eu compro e recomendo.” Entendeu a diferença?
Justamente por serem coisas diferentes, precisam ser realizadas em conjunto, ações motivacionais e um bom plano de Endomarketing se completam e são fundamentais nos dias atuais onde a agilidade da informação está cada vez maior.
Não seja uma empresa comum, faça diferente, faça Endomarketing, para fazer a diferença.

De uma passada no nosso canal.

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