Endomarketing nada mais é do “Marketing
Interno” são as ações de marketing que a empresa faz para os seus colaboradores
(funcionários).
Imagine que você tenha um supermercado, agora pense que a colaboradora
que trabalha no caixa do seu supermercado faz compra no mercado concorrente.
Chato né? Além de você esta perdendo dinheiro, está deixando no ar a seguinte
sensação para os clientes: “Se nem a colaboradora que trabalha lá compra lá,
por que eu compraria?
Essa é a função do Endomarketing transformar essa colaboradora em uma
consumidora do seu mercado, trazendo assim mais clientes e ajudando na difícil
missão de entender como funciona o mercado consumidor.
O Endomarketing tem algumas nuances das quais nós vamos falar agora.
Ø Ajudar na elaboração de produtos e serviços
Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para entender o seu
consumidor é a pesquisa de Endomarketing. Bem, se nós atuamos com ações de
Endomarketing podemos colher essas informações diretamente com nossos
colaboradores que além do produto final também conhecem o processo de criação,
podendo ajudar até mesmo a diagnosticarmos erros e implementarmos melhorias.
Ø Ajuda na divulgação
Alguém tem mais credibilidade que o seu filho para falar que você é um
bom pai ou uma boa mãe? Não, né? Ele tem essa credibilidade porque ele esta
ali, ele conhece o processo, sabe as suas características, presencia suas
dificuldades e tentativas de melhora. Assim funciona essa parte do
Endomarketing, quem melhor para dizer que o produto é de qualidade do que
alguém que participa da sua produção? O seu colaborador pode ser uma ótima arma
de marketing boca-boca, pois ele não tem resistência por parte da sociedade e
ainda tem a credibilidade de conhecer o processo.
Ø Endomarketing não são ações motivacionais
O Endomarketing serve para levar o produto ou serviço até o seu
colaborador a idéia é que ele consuma e divulgue o seu produto e não a sua
empresa. Imagine que você realizou um envento motivacional para seus colaboradores,
eles sairão de lá falando: “essa empresa é ótima de se trabalhar.” Agora
imagine que você realize uma ação de Endomarketing, eles falarão seguinte: “o produto é excelente, eu compro e
recomendo.” Entendeu a diferença?
Justamente por serem coisas diferentes, precisam ser realizadas em
conjunto, ações motivacionais e um bom plano de Endomarketing se completam e
são fundamentais nos dias atuais onde a agilidade da informação está cada vez maior.
Não seja uma empresa comum, faça diferente, faça Endomarketing, para
fazer a diferença.
De uma passada no nosso canal.
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